Arquivo

O arquivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia de Eunápolis conserva a documentação acumulada ao largo de sua existência. Esse setor é o reflexo da estrutura, das funções e das atividades da entidade produtora /acumuladora em suas relações internas e externas.

São documentos que provam a história do instituto e testemunha sobre a origem, passado histórico e evolução do município de Eunápolis por meio dos registros escritos.

Encontram-se disponíveis em forma de gênero textual, iconográfico, cartográfico, tais como: jornais, revistas, quadros, fotografias, livros, desenhos, gravuras, entre outros datados a partir do início da década de 1990. De caráter imprescritível e inalienável, sendo por isso de tempo de guarda permanente. São documentos relevantes para a história, cultura e o desenvolvimento nacional de interesse público e social.

 A preservação de tais documentos é amparada por lei. Uma delas é a de Nº 8.159 de 08 de janeiro de 1991 e que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e da outras providências. A lei estabelece que seja dever do poder público a gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivo. Ainda destaca que todos os cidadãos têm direito a informações de seu interesse particular ou coletivo e geral.

A própria constituição brasileira fala da preservação e proteção do patrimônio cultural representando por esses documentos históricos.

 

Leila Pitombo de Oliveira- arquivista responsável
E-mail: arquivologya@gmail.com

Documentos do Arquivo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis
Av. David Jonas Fadini, S/Nº, Rosa Neto, Eunápolis - BA - CEP: 45823-431 - Telefax: (73) 3281-2266/3281-2267 email: chgab-eun@ifba.edu.br