Home

O campus Eunápolis no JIFBA 2017

O IFBA Eunápolis formou uma delegação com 41 atletas estudantes para os Jogos Integradores (JIFBA), realizados neste mês em Simões Filho. A atuação rendeu medalhas no judô e no vôlei e uma experiência enriquecedora para todos os alunos e servidores envolvidos na competição.

A participação aconteceu no basquete masculino, futsal, voleibol feminino e masculino, handebol feminino e judô, modalidades escolhidas durantes as oficinas de Esporte Educacional, iniciadas em maio de 2016, e sob supervisão da professora de educação física, Rosicler Sauer. 

A primeira premiação de Eunápolis veio com Fernando Pereira, o judoca de 15 anos conquistou a medalha de ouro na categoria até 66kg e a prata na classificação geral “eu treinei focado no JIFBA e também na seletiva para o brasileiro que aconteceu na mesma semana. O JIFBA me ajudou bastante, eu consegui muita experiência com as lutas que foram bem difíceis, usei força e técnica” afirmou o atleta. 

Rafael Santos, medalha de ouro com a equipe de voleibol masculino, explicou um dos motivos da evolução do time nessa segunda participação nos jogos “ em 2015 a gente não conseguiu a classificação para semifinal e uns colegas e eu fomos convocados por Paulo Afonso para participar dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em João Pessoa, que foi um divisor de águas. Aprendemos tanto o nível de lá e nossas próprias qualidade e erros para saber o que teríamos que fazer para essa edição e ajudou muito, eu voltei com outra cabeça”, disse Rafael.

Para Luysa Oliveira (Vôlei e handebol) o espirito de coletividade do grupo e a integração entre atletas foi um dos pontos positivos da competição, a estudante também falou sobre o que acredita ser mais importante melhorar para o próximo JIFBA “precisamos nos aperfeiçoar mais como time, treinar mais juntas, tentar nos entender melhor como time”. 

A professora Rosicler comentou que acredita que os jogos podem contribuir de maneira positiva para a formação dos alunos “A participação no JIFBA evidencia aspectos de superação, dedicação, disciplina e que serve de exemplo para todos não só nos jogos, mas para a vida” e que esse foi um passo importante para organizar o Esporte Educacional no campus Eunápolis “A experiência com a participação em competições como o JERP, JIFBA está sendo importante porque  motiva, mobiliza e muitos estudantes procuram se inscrever nas oficinas em  diferentes modalidades. Porém temos um longo caminho para melhorar o nosso nível técnico. É importante que todos da comunidade IFBA tenham essa visão e se empenhem para contribuir para novas conquistas, o crescimento não ocorre apenas em nível técnico, mas na formação geral dos alunos que tem a oportunidade de experiências dessa natureza” 

Fernando e a equipe de voleibol masculina do campus foram classificados para a regional do Nordeste que acontecerá no mês de julho. 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Eunápolis
Av. David Jonas Fadini, S/Nº, Rosa Neto, Eunápolis - BA - CEP: 45823-431 - Telefax: (73) 3281-2266/3281-2267 email: chgab-eun@ifba.edu.br