Laboratório de Hidráulica no IFBA Eunápolis

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –Eunápolis conta com mais um laboratório para a área de Engenharia Civil do campus. Com a instalação dos kits de hidráulica e hidrodinâmica o Laboratório de Hidráulica está pronto para receber aulas práticas dos cursos de Engenharia Civil e do técnico integrado em Edificações.

Os professores da área de Construção Civil participaram de um treinamento, ministrado pelo Engenheiro Mecânico Ricardo Silveira de Oliveira (da empresa fornecedora da estrutura), para operação dos kits.  Os equipamentos são compostos por cinco painéis que serão utilizados nas aulas práticas das disciplinas de Fenômenos dos transportes, Hidráulica, Instalações prediais e Instalações hidrossanitárias.

Com os processos de instalação e treinamentos concluídos, o espaço já está apto para receber aulas práticas e teóricas com toda a estrutura dos painéis, carteiras para os alunos, climatização, computador com software específico e quadro de vidro.

O Coordenador de Construção Civil, Everton José da Silva, ressalta o impacto positivo da nova estrutura “...iniciamos um trabalho focado na implementação do laboratório de hidráulica desde o início do curso, em 2014. Após muito empenho e dedicação de diversas pessoas envolvidas no processo de aquisição de equipamentos, chegamos a esta fase de proporcionar aos nossos alunos aulas práticas de qualidade por meio de vários ensaios como: perda de carga em tubulações (curva, cotovelo, T), fenômeno da cavitação em bombas hidráulicas e etc. Agora precisamos continuar trabalhando no sentido de estruturar os demais laboratórios, para avançarmos no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas”.